Reserva de emergência

Olá, caros leitores. Quando chega aquele imprevisto, você é precavido? Sim, ou talvez não. Que tal separar um dinheiro para esses imprevistos né… 

 

Reserva de emergência

 

Todo mundo já passou ou infelizmente vai passar uma aperto, imprevisto fazem parte do dia-a-dia e da vida, se não podemos evitar vamos aprender a nos proteger desses sustos que aperta nossos bolsos.

Uma obra inesperada em casa, uma batida de carro, uma emergência, uma questão de saúde. Só noticia ruim né… infelizmente essas coisas acontecem para diminuir o impacto desses imprevistos na nossa vida devemos considera uma reserva de emergência.

 

Um valor razoável para uma reserva de emergência corresponde pelo menos 6 meses do seus gasto mensal “essencial”. Veja que essencial não é uma noite no cinema, um tênis novo é o básico para se manter, comida, moradia, saneamento básico e etc.

 

Vamos supor que seu gasto mensal “essencial” seja 1000 reais, então para você ter uma reserva de emergência pronta precisa acumular 6 mil rais. É difícil, mas é preciso. Imprevistos a gente não sabe como vai ser, mas sabemos que vai ter.

Digamos que você ganhe 1300 rais por mês, se você tirá 20% desse valor que vai ser 260 reais, para montar sua reserva de emergência, neste caso de 6 mil reais, vai levar 1 ano e 5 meses. 

Esse dinheiro em caso de perda de emprego lhe garante um tempo para se reestruturar sem preocupar com os gastos mensais “essenciais”, e é uma valor que pode cobrir outros imprevistos do dia-a-dia. 

 

ONDE INVESTIR 

 

Mas onde eu posso investir esse dinheiro da reserva de emergência? Muitas pessoas me pergunta isso.

O mais recomendado é que não sejam em investimentos mais arrojados (ações, empreendimentos etc). O certo é colocar em aplicações com melhor riscos (poupança, tesouro selic etc).

Olha só, é importante, antes de investir olha o resgate, a liquidez do investimento. Ficou meio confuso né… vou explicar 

Liquidez é o nome que se dar ao tempo que leva para o dinheiro cair na sua mão, na poupança essa liquidez é imediata. Basta você passa o cartão e o dinheiro já cai na hora, porém uma liquidez de uma casa é mais lenta, visto que leva alguns dias se não meses ou até anos para ser vendida.

Então você deve ficar atento ao investir sua reserva de emergência com liquidez, o mais aconselhável é que o dinheiro posso chegar no seu bolso em um ou dois dias a partir da solicitação do resgate.

 

Resumindo em três pontos.

Primeiro, a reserva de emergência deve ter uma valor de pelo menos de 6 vezes o gasto mensal “essencial”.

Segundo, os investimentos não devem ser com alto riscos.

Terceiro, a liquidez de ser alta, dento de um ou dois dias.

Então tudo certinho, Ó se ficou alguma dúvida você pode assistir esse vídeo.