Origem das Adidas

Adidas é uma empresa fundada na Alemanha. A empresa tem o nome de seu fundador, Adolf Dassler, também conhecido pelo apelido de Adi, que começou a produzir sapatilhas nos anos 1920, junto a seu irmão Rudolf Dassler, em Herzogenaurach, próximo de Nuremberg.

O nome “adidas” é uma união entre o apelido, Adi, e o sobrenome, Dassler, do fundador da empresa, “Adi” “Das”sler. A empresa criada pelos irmãos foi fundada em 1920, porém, foi dividida em 1948, dando origem à Adidas e também à Puma, empresa rival fundada por Rudolf Dassler, irmão de Adi.

O início de tudo

 

Adolf Dassler (conhecido como “Adi”) começou a produzir seus próprios sapatos esportivos na cozinha da casa de sua mãe, em Herzogenaurach, Baviera, após seu regresso da Primeira Guerra Mundial.

Em 1927, seu irmão, Rudolf Dassler (conhecido como “Rudi”), se juntou ao negócio.

Durante os Jogos Olímpicos de Verão de 1936, Adi se dirigiu da Baviera à Vila Olímpica, para convencer o velocista afro-americano Jesse Owens a usar seus sapatos.

Owens foi o primeiro atleta afro-americano a ser patrocinado pelos irmãos Dassler. Quando o velocista foi premiado com quatro medalhas de ouro, o sucesso confirmou a reputação dos calçados Dassler entre os esportistas mais famosos do mundo, despertando o interesse de treinadores de várias equipes nacionais.

 

Separação 

 

Após uma série de disputas pessoais, os irmãos se separaram oficialmente em 1947. Rudolf criou uma nova empresa, intitulada originalmente Ruda, que mais tarde é rebatizada Puma.

Adolf, por sua vez, registrou sua empresa como adidas AG (em letras minúsculas), em 18 de Agosto de 1949.

Acredita-se que o nome da empresa seja um acrônimo com as iniciais da frase All Day I Dream About Sports (em português, Todos os dias eu sonho com esportes).