Organize suas finanças em 4 passos!

Olá, caros leitores. Organiza as suas finanças é o primeiro passo para você realizar o seus sonhos. No momento em que você faz um planejamento financeiro isso irá te ajudar a cortar gastos, você vai conseguir entender para onde está indo cada centavo do seu dinheiro. Pensando nisso listamos 4 passo que irá te ajudar, confira!

 

1º Passo: Defina seus sonhos

 

Quais são os seus sonhos materiais, aqueles de curto, médio e longo prazo? Ou você não sabe o que seria uma sonho de curto, médio e longo prazo? Eu te ajudar.

O sonho de curto prazo é até um ano, então qual seria seu sonho “material” em menos de um ano?

Já o sonho de médio prazo é até 5 anos, volto a pergunta: o que você que realizar em 5 anos ?

Por fim, o sonho de longo prazo são 10 anos ou mais, o que você gostaria de realizar nesses 10 anos ou mais?

 

Vou mostra um exemplo para facilitar:

 

Por exemplo, meu sonho de curto prazo, até um ano, é trocar o meu celular, já o meu sonho de médio prazo, em 5 anos, é fazer uma viagem de férias para Fernando de noronha, olha que maravilha passar uma semana as lindas praias. E por fim, o meu sonho de longo prazo é ter minha casa própria por exemplo, ou compra o meu carro.

 

Você deve estabelecer primeiro quais são os seus sonhos, quais são as suas prioridade, isso é muito importante, porque você vai saber pra onde vai destinar o seu dinheiro.

Como já dizia meu pai, “Dinheiro sem destino é um recurso perdido porque quando você não tem prioridade na sua vida é muito fácil gasta com que aparecer na sua frente”

Agora que sabe o que dever fazer com seu dinheiro, aí a situação muda. Não vai ter qualquer coisa que apareça na sua frente que goste, que irá fazer você realmente gastar com ela, então estabeleça prioridades, descubra quais são o seus sonhos de curto, médio e longo prazo.

 

02. Diagnóstico

 

Para fazer uma diagnóstico, você deve anotar todos os seus ganhos e todos os seus gasto durante um mês. A forma como você vai anotar não importa muito, poder ser por um aplicativo, um planilha ou em um caderno, o importante é que faça.

Você deve fazer isso para poder dividir cada categoria, por exemplo alimentação, você vai anotar  todos os seus gasto com comida. Isso irá te ajudar a entender como gasta seu precisos dinheiro.

Não faço somente uma categoria para alimentação, faça varias outras. Quanto mais, melhor.

Quando eu comecei a anotar meus gasto tive uma experiencia bastante interessante, porque eu vi que estava gastando muito dinheiro comprando água. 

A ideia é que seu habito vai mudando com forme você conheça seus gasto, uma garrafinha de água pode parecer pouco dinheiro, mas como já diz o ditado: Em grão em grão, a galinha enche o papo.

 

Com esse diagnóstico eu quero que você entenda para onde está indo seu dinheiro, quanto dinheiro você está gastando e a forma que você está gastando.

 

3º Passo: Faça seu orçamento

 

Depois de ter anotado todos os seus gasto e ganhos, você vai agora baixa essa planilha do execel, (basta clicar aqui) que nossa equipe preparou. Você vai colocar lá todas as suas despesas e receitas (ganhos), e a parti daí você vai começar a corta gastos e economizar. 

Dessa forma você vai conseguir analisar sua situação financeira de forma certa, ou seja, será que você está gastando o mesmo que ganha, será que está gastando mais do que pode ou está ganhado mais do que gasta.

Analisar a sua situação financeira é importante, dessa forma você vai poder traçar um plano de ação e descobrir se será melhor cortar gastos ou buscar uma fonte de renda extra.

Você deve está perguntando onde entra os seus sonhos nesse orçamento, né!! Lembre-se que sonhos são as suas prioridades e o que muita gente faz, gasta e o que sobre no final do mês junta para realizar os sonhos. Mais isso está errado, você deve colocar os seus sonhos acima das suas despesas. 

Por tanto, quando você receber de salario tire a parte para os seus sonhos e o restante você gasta.

 

04. Reserva de emergência

 

A reserva de emergência é fundamental para a organização das suas finanças, pelo fato que se acontecer algum imprevisto, e imprevistos sempre acontecem só não sabemos quando, você vai poder agir rápido.

Para facilitar vou dar um exemplo. 

Seu carro quebrou, você precisa conserta ou o cano da cozinha estourou jogando água para todo o lugar. O que vai fazer na hora do desespero ou até mesmo uma situação muito triste, você perdeu seu emprego, você vai viver do que.

Por isso a reserva de emergência serve para garantir que você passe por momentos difficiles, com uma certa “tranquilidade”. Não vai precisar recorrer a empréstimos ou chegues especial que tem taxa de juros altíssima.

Você deve está querendo saber quanto precisa juntar para sua reserva de emergência –  Seguinte, o ideal é que você junte 6 meses seu custo mensal, ou seja, se você gasta mil reais por mês deve ter como reserva de emergência 6 mil reais.

 

Espero ter ajudado com esse artigo.