Como funciona o Seguro de Vida

Esse assunto pode soar meio nefasto, mas milhares de família enfrentam a dor ( além da perda ) e a burocracia de suputar seus entes querido. Pensando nisso fiz um artigo que irei te explicar como funciona o seguro de vida e como as pessoas interpretam errado, confira:

Como funciona o seguro de vida é a dúvida de muita gente que pensa em se precaver em situações inesperadas, fora isso, para muita gente ainda é estranho contratar um serviço pensando na morte. No entanto, pensar nisso é muito importante.

Seguro de Vida: como funciona?

De uma forma objetiva, um contrato de seguro de vida cobre o risco de morte ou de sobrevivência das pessoas mencionadas no contrato. Alguns oferecem coberturas complementares contra o risco de invalidez ou de acidentes. A ideia de um seguro de vida é oferecer condições de manter o mesmo padrão de vida que as pessoas tinham antes de passar por uma fatalidade.

Tipos de Seguro de Vida

Para dizer na prática como funciona o seguro de vida, é preciso entender os tipos de seguro que existem. Aqui vão os mais conhecidos:

  • Seguro de Vida: garante aos beneficiários a indenização em caso de morte natural ou acidental do segurado.
  • Seguro de Acidentes Pessoais: indeniza apenas em caso de morte acidental.
  • Seguro de Vida Profissional: Oferecido por empresas, sendo convencionado pelo contrato de trabalho. Ele também pode ser contratado por profissionais liberais e empresários individuais, com a finalidade de cobrir a invalidez do trabalhador.

Saber mais:

A Origem do Nescafé

Milionários listam 6 estrategia para ganhar dinheiro a partir do zero – xp investimento

Como fazer um seguro de vida

Basta realizar uma simulação com as principais seguradoras do país para fazer um seguro de vida ideal para as suas necessidades. Dessa forma você consegue saber quanto custa um seguro de vida para cada perfil.

Motivos para contratar um seguro de vida

  • Ao passar por alguma fatalidade, ele substitui a sua renda no orçamento familiar durante um determinado período.
  • Um seguro de vida cobre algumas despesas inevitáveis, como os impostos sobre a herança e custos de funeral e sepultamento.
  • Ele protege o patrimônio familiar, ajudando a pagar prestações de longo prazo. – Um seguro de vida permite dar continuidade a algumas das tarefas desenvolvidas por você, como financiar o cuidado de um familiar mais velho ou de uma criança.
  • Garante os recursos para os estudos dos filhos e para complementar a própria aposentadoria, caso fique impossibilitado de trabalhar.

Dicas importantes na hora de contratar

  • Analise o que você quer colocar no seguro. Cuidado para não deixar de fora aqueles ítens que podem ser interrompidos por falta de dinheiro.
  • Verifique se a sua empresa oferece esse benefício pois geralmente o custo de um seguro de vida empresarial é menor.
  • Analise a reputação da seguradora pois é ela que cuidará do seu patrimônio e avalie todas as condições do contrato.
  • Conforme os seus filhos vão crescendo você pode ajustar o valor do seguro de vida já que eles não dependem tanto dos seus recursos como antes.
  • Estar em dia com a saúde, se exercitar, não beber e não fumar pode reduzir em até 50% o valor do seguro. Pergunte as condições do contrato com relação as doenças preexistentes.
  • 14 anos é a idade mínima para fazer um seguro e a máxima varia de acordo com a seguradora mas geralmente é 65.