Como economizar dinheiro: 10 dicas para organizar as finanças

Se você sonha em realizar uma viagem incrível ou está se preparando para casar, provavelmente já se perguntou como irá guardar dinheiro para isso.

Independentemente do seu objetivo, é muito mais fácil planejar e realizar seus sonhos quando se tem um bom controle financeiro pessoal e uma reserva de dinheiro.

Por isso, preparamos dicas essenciais para você aprender como economizar dinheiro em diversos momentos da vida:

Como economizar dinheiro ganhando pouco



Todo mundo sabe que economizar dinheiro não é uma tarefa fácil, principalmente para quem ganha pouco dinheiro. Para quem vive no aperto, até mesmo pensar em guardar uma parcela do salário se torna uma tarefa desafiadora que deve ser superada.

Mesmo que sua renda não possua muitos dígitos, é possível economizar. No entanto, para conseguir cumprir essa tarefa, é preciso saber fazer escolhas e tomar algumas atitudes, como:

01 – Classifique suas despesas e rendas
Registre todas as suas movimentações financeiras e classifique-as por categorias. Por exemplo, inclua o cinema do sábado à noite na categoria Lazer e o gasto de R$200,00 no supermercado, na categoria Alimentação.

É interessante que você faça o mesmo com suas fontes de renda. Registre todo o dinheiro que recebe e classifique-o como renda principal, recebimento de aluguel ou trabalhos freelance, por exemplo.

02 – Reveja seus hábitos
Após conhecer seus gastos e ganhos, o próximo passo é ver onde você pode diminuir ou cortar despesas. Muitas vezes, mudar alguns costumes diários já ajuda a reduzir os gastos do mês. Que tal se lembrar de apagar as luzes da próxima vez que sair do quarto?




 

03 – Procure uma renda extra 
Em vez de depender apenas do seu salário, procure por novas alternativas de renda. Você pode vender doces para seus colegas de trabalho, fotografar eventos nos finais de semana ou, quem sabe, se aventurar num projeto freelance.

04 – Compre à vista 
Se você tem um orçamento apertado, o melhor a fazer é comprar à vista. Com isso, você evita contrair dívidas e ainda tem a chance de ganhar um bom desconto.

05 – Aventure-se na cozinha 
Muitas vezes, o gasto com a alimentação fora de casa pesa muito no orçamento. Portanto, sempre que possível, leve comida de casa para o trabalho. Além de economizar, você também vai dar um incentivo para a sua saúde e ainda fugir das tentações do self-service.

06 – Utilize a regra dos 70-20-10 
Esta regra é bastante simples de ser colocada em prática. Você vai dividir suas despesas em 3 categorias e reservar uma parte da sua renda para cada uma delas:

  • 70% da sua renda para gastos essenciais.
  • 20% para investir em aplicações financeiras mais rentáveis.
  • 10% para gastar com o que gosta.

07 – Desapegue do cartão de crédito 
Utilize o cartão de crédito apenas em situações em que ele é realmente necessário, como a compra de passagens aéreas. Se você tiver o hábito de usá-lo com muita frequência pode acabar se enrolando e fazendo compras por impulso.

08 – Economize no lazer 
Quem disse que você precisa abrir mão de toda graça e diversão para economizar? A dica aqui é escolher programas mais baratos, como assistir filmes em casa com os amigos ou ir a shows gratuitos.

09 – Assista a jogos em casa 
Caso você seja fã de futebol, convide seu grupo de amigos para assistir os jogos na sua casa. O programa ficará mais em conta do que assistir em um barzinho ou no estádio.

10 – Programe-se para quitar suas dívidas 
Quem tem pouco dinheiro, às vezes acaba se enrolando com as contas. Se esse é o seu caso, faça um planejamento para realizar os pagamentos pendentes. Você pode classificar as dívidas por ordem de importância, por exemplo. Com isso, você mantém o foco e dá prioridade para as dívidas com juros maiores.

Além de quitar suas dívidas, aprender a controlar suas finanças é essencial. De nada vai adiantar quitar dívidas se você continuar gastando sem planejamento. As chances de voltar ao endividamento são bem altas.