Como a genética faz engordar

 

Como já foi mencionado no artigo Existe realmente essa tal tendência para engordar, constatamos que a genética influência no nosso metabolismo. Mas de qual forma ela afeta nossa tendência a engorda, é isso que veremos agora. 

 

1 Aumento ou redução do apetite

 

Ainda não se sabe claramente o que acontece, mas parece haver um defeito no sinalizador responsável por dizer ao cérebro a hora certa de parar de comer. Por algum motivo, esse sinalizador falha, e a pessoa perde o controle na comida.

Não só o excesso ou a redução do apetite são influenciados por alguns genes,mas também as preferência tanto de costumes familiares como de alterações genéticas que predispõem algumas pessoas a preferirem uma alimentação desse tipo.

 

7 mitos sobre emagrecimento

6 Partes do seu corpo que mais revelam sua idade

 

2 Capacidade de acumular gordura

 

Normalmente, o nosso corpo transforma em gordura aproximadamente 5% do que comemos, mas algumas alterações genéticas graves podem fazer com que o organismo converta até 20%. Por outro lado, nas famílias dos magros, como é o caso da vizinha da Zezé ( Existe realmente essa tal tendência para engordar ), a predisposição genética contribui para que o corpo não acumule gordura e, assim, mantenha-se magro, independentemente da alimentação.

 

3 Capacidade de gastar calorias

 

– Eu faço as mesmas atividades que minhas amigas na academia de ginástica e não consigo emagrecer tão rapidamente quanto elas.

Quem já ouviu essa frase, ou até já fez pessoalmente esse comentário ?

Muita gente, acredito.

O nosso corpo tem a capacidade de queimar calorias de três modos:

  • Metabolismo em repouso, que é a energia gasta pelo corpo para se manter vivo.
  • Efeito térmico da alimentação, ou seja, a energia gasta no processo de digestão dos alimentos;
  • Gasto energético durante atividade física.

Todas essas etapas sofrem influência da genética e, por isso, variam de pessoa para pessoa. Assim, alguns de nós queimam mais calorias e outros menos, seja em repouso, seja fazendo exercício físico, ou até mesmo praticando a mesma atividade.