A poupança

Olá, caros leitores. Você conhece a caderneta de poupança, mas conhecida só por poupança? Sabia que ela tem mais de 158 anos de existência? Hoje você vai saber tudo sobre A poupança.

 

A poupança 

 

Atire a primeira pedra quem nunca ouviu falar sobre poupança, pelo fato de ser um investimento simples é bastante utilizado pelos brasileiros. Mas o poupança pode ser tudo, menos simples. Agora mesmo você pode está perdendo dinheiro por não entender como ela funciona. 

 

A poupança foi criada pelo imperador Dom Pedro II, em 1861, para captar o dinheiro dos mais pobres oferecendo 6% de juros ao ano. Além disso, a certeza de devolução do valor assim que o poupador desejasse. 

 

Deixando a história de lado, a poupança por ser isenta do imposto de renda e não precisa pagar IOF, o imposto sobre as operações financeiras, acaba por ser uma saída para que não tem tanto dinheiro. Porém pelo fato da poupança ser um investimento simples, as pessoas acabam não se importando muito como ela funciona. Elas ou talvez você estejam perdendo dinheiro!

 

Aniversario da poupança

Você já ouviu falar em aniversário da poupança? Saiba que o aniversário tem impacto no rendimento da poupança e você pode até deixar de ganhar dinheiro se não souber como funciona.

É algo simples. Aniversário da poupança é uma data mensal em que a sua aplicação rende. Cada depósito possui um aniversário da poupança exatamente igual ao dia em que ele foi realizado.

Ou seja, ao fazer uma aplicação dia 05 de abril e outra dia 15 de abril, a primeira terá rendimento no próximo dia 05 enquanto a segunda no próximo dia 15.

Irei demostra como funciona com um exemplo a seguir: Imagine que você depositou R$ 50,00 no dia 20 de abril, esse dia será o aniversário da poupança.

A partir daí, todo dia 20 será creditado (os juros pago) o rendimento dessa aplicação ao total investido. Mas se no mês seguinte, o dia 20 cair em um fim de semana ou feriado, o rendimento é creditado apenas no próximo dia útil.

Saiba também que a regra é um pouco diferente se o primeiro depósito ocorrer nos dias 29, 30 e 31. Neste caso, o aniversário será no dia 1 do mês seguinte. Aqui está algo que poucas pessoas sabem, agora você também sabe.

Mas antes de sair comemorando o aniversário, espere! Se você fizer um resgate antes do aniversário ou muitos dias depois, você não terá o rendimento completo, daí o jeito é apagar as velas sem comemoração mesmo.

E aqui é onde muitos perdem dinheiro, a poupança não paga por dia, e sim por aniversários. Para receber o juros do dinheiro investido na poupança você deve aguarda até o aniversario, caso contrario, irá perde dinheiro.

A dica então é, em primeiro lugar, descobrir qual é a data do aniversário. Segundo, evitar o resgate antes ou depois dessa data e terceiro: será mesmo que essa é a melhor opção de investimento?