3 Mitos mais comuns sobre cursos onlines

No ultimo artigo falamos sobre os cursos onlines de como eles estão cada vez mas acessíveis para a população. Segundo o Censo da Educação Superior, compilado e divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) em 2018 foram mais de 8.4 milhões  de matrículas em cursos onlines.

 

Apesar desses números positivos, muitas pessoas deixam de dar uma chance para os cursos onlines por acreditar em diversas mentiras que contam sobre essa modalidade. Pensando nisso, a portal uma vida melhor conversou com Ivete lagne, que é conselheira da Abed  para desmistificar três mitos sobre cursos online. Confira:

 

1 – Curso online é mais barato porque não é bom

 

Essa é uma uma das grandes mentiras e que muitas pessoas se enganam com ela. Segundo Ivete, o motivo pelo preço ser mais baixo é a infraestrutura.

“Os cursos a distância não necessitam de prédios, salas de aula, entre outros, o que reduz também o uso de energia elétrica, salários de funcionários que cuidam dos espaços físicos e de sua segurança. 

A infraestrutura dos cursos a distância (plataforma, recursos de ensino, ferramentas de interação) podem atender a um número maior de alunos com um custo bem menor”, explica a conselheira.

2 – Cursos a distância são mais fáceis que o presenciais

 

Está muito equivocado quem acredita nessa premissa. Por exigirem mais independência e responsabilidade dos alunos, quem estuda pela internet pode passar por até mais dificuldade do que quem estuda presencialmente.

Segundo Ivete, “não cumprir as atividades previstas a serem realizadas a distância ou ter um desempenho sofrível nas provas presenciais podem reprovar o aluno. Assim, o curso a distância não é mais fácil, exige até mais esforço que o presencial”.

3 – Diploma de curso online é diferente de curso presencial

 

Esse mito nós já desvendamos aqui, porém é importante ressaltar que não há nenhum tipo de distinção entre os certificados, todos seguem o mesmo padrão e não há nada que indique qual foi a modalidade da graduação!

A única diferença acontece no método de ensino: “nele há o processo educacional em que existe uma separação física entre o educando e o educador”, explica Palange. Assim, nos cursos online as aulas são feitas online e o encontro no polo é feito apenas em datas previamente agendadas.